5 Benefícios de contratar um contador


Benefícios de contratar um contador

Saiba qual os benefícios por contratar um profissional de contabilidade, intenda que mesmo com o avanço da tecnologia e tantas ferramentas grátis para o auxílio de seu negócio, como ainda continua sendo essencial a prestação de serviço de um profissional da área contábil para alavancar o crescimento de um negócio e garantir a organização das finanças.
Ficou interessado? Então continue aqui.

 


 

O senso comum tende achar a contratação de um profissional de contabilidade como “um mal necessário”. Porem este não deveria ser o pensamento. Mesmo com o avanço na tecnologia e várias ferramentas para o auxílio do empresário e do empreendedor, o benefício de um contador em uma empresa de qualquer porte são inúmeros.

Esse profissional vai muito além de tarefas como controle de despesas e pagamento de tributos, O contador moderno tem uma função estratégica dentro das empresas, podendo não só servir na parte burocrática como em reduzir custos das operações direcionar os investimentos e aumentar o faturamento, mas pode servir como um forte aliado para a saúde de seu negócio devido sua experiência em negócios.
Conheça alguns dos benefícios de ter um contador auxiliando a sua empresa, escolhemos 5 para listar a você hoje.


 

1.Tempo

O tempo é um dos bens mais preciosos que um empreendedor tem. A maior prova disso é a quantidade de ferramentas que existem visando reduzir o tempo dispendido nas tarefas, sejam elas quais forem. Quando executamos uma função que não é aquela que conhecemos, demoramos mais para chegar aos mesmos resultados.

Um profissional de contabilidade estudou durante muitos anos os detalhes dos processos financeiros e tributários e, por essa razão, conhece os “atalhos” e os melhores caminhos para fazer as coisas do jeito certo. Delegue essas tarefas a ele e tenha a garantia de que as coisas sairão da maneira correta – e em menor tempo.


2.planejamento

Quando fazemos o Planejamento e provisionamos recursos para os meses seguintes, nem sempre temos a noção exata do que pode ser feito. Utilizar os dados gerados pela contabilidade para realizar o planejamento tributário é uma das missões do contador.

Ele é o profissional mais indicado para compreender quais são as implicações de cada detalhe, como mudança de enquadramento e forma de apuração dos impostos. Para quem quer ampliar o negócio ou está em fase de crescimento, contar com os préstimos de um profissional de contabilidade é essencial.


3.Melhor controle financeiro

Em diversas empresas de pequeno porte, é comum que um dos sócios assuma a responsabilidade pelas finanças, ainda que não possua conhecimento para tal. O fato de não delegar essa tarefa para um profissional especializado faz com que a empresa perca oportunidades de negócio e, muitas vezes, não se dê conta do potencial desperdiçado.

A contratação de um contador permitirá que a sua companhia tenha um controle financeiro mais eficiente, analisando informações como capital de giro, capacidade de endividamento e impostos a recuperar, além do orçamento empresarial. Some a isso o fato de que sobrará mais tempo para o empreendedor dedicar ao negócio em si, o que por si só já sugere melhores resultados.


4.A boa contabilidade é uma prova judicial

Uma das vantagens de produzir balanços contábeis como determina a legislação e manter um rígido controle financeiro é o fato de que essas informações servem ainda como proteção jurídica aos sócios. Empresas que agem dentro da legalidade ficam mais seguras diante de eventuais processos.

Ainda é grande o número de companhias que acabam pagando multas e valores extras para o governo e para ex-funcionários pelo simples fato de não respeitarem aquilo que a legislação trabalhista prevê. Muitas vezes, as faltas ocorrem por desconhecimento do empresário com relação à legislação, situações essas que não passam batidas pelos contadores.


5.Facilidades na obtenção de crédito

 

Ter as finanças organizadas é o primeiro passo para que a sua empresa seja vista como um exemplo de gestão. E não tenha dúvidas de que isso conta muito na hora de solicitar um empréstimo junto aos bancos ou mesmo quando startups vão ao mercado captar recursos de investidores.

Há regras claras de como montar balancetes e de como devem ser reportados os aspectos financeiros de um negócio. Profissionais que não são da área de contabilidade nem sempre têm esse conhecimento e acabam fazendo as coisas de maneiras distintas. Para garantir a padronização e a excelência, recorra a um contador para esse tipo de tarefa.

Veja outros conteúdos aqui, e fique por dentro de todas a as dicas postadas.



Deixe uma resposta